Como inserir o Whatsapp na sua assinatura de email

shutterstock_699702829-750x500

Com certeza você já usa o WhatsApp na sua Agência de Intercâmbio. Com essa dica, o seu cliente vai poder entrar em contato com você muito mais rápido.

A partir de recursos simples como uma assinatura de email, é possível redirecionar o contato para uma página de agradecimento e nela oferecer a opção de contato com um representante da empresa por WhatsApp.

A dica é da equipe de Customer Success da Ally, o plataforma de gestão e cotações rápidas para cursos no exterior que mais cresce no Brasil e no mundo. Para obter mais informações, acesse: www.allyhub.co

O contato via WhatsApp permite falar com o lead em um momento em que ele está aberto para conversar sobre a sua solução, aumentando as chances de conversão para uma oportunidade de venda.

No caso do Ally, ao editar a assinatura do usuário basta acrescentar um URL que redirecione para uma página de agradecimento onde ficará a API do WhatsApp.

É importante inserir um Call to Action intuitivo, como uma imagem do ícone de WhatsApp, para transformá-la em um link em seu editor drag-and-drop. Ao clicar no link, o usuário receberá a opção de enviar uma mensagem pré definida via WhatsApp ao número do consultor. Na plataforma, é só clicar em “iniciar a conversa” para começar.

assinatura 1
assinatura 2

Como construir a API do WhatsApp

API do WhatsApp é baseada em uma URL, onde os parâmetros de mensagem e telefone são adicionados ao próprio endereço:

https://api.whatsapp.com/send?phone=551633159950&text=Hi,%20would%20you%20like%20to%20know%20more%20about%20Ally?

A construção dela é simples. Essa URL tem por padrão o início https://api.whatsapp.com/send?phone=. Depois desse código pré definido, deve ser inserido o número da empresa precedido de 55 (código de discagem do Brasil) e o DDD (código de área do telefone), além da mensagem que será enviada automaticamente para o número da sua empresa.

Saiba também que no texto da mensagem os espaços da frase são substituídos pelo código %20, e caracteres com acentos também são substituídos. Portanto, teste sua mensagem para verificar se os caracteres estão sendo enviados corretamente.

Pronto!

Após criar seu botão Clique para Conversar no WhatsApp, você pode adicioná-lo à sua página de agradecimento. É só uma ideia, mas você pode oferecer esta opção de contato em outras páginas do seu site – inclusive CTAs em conteúdos fundo-de-funil.

Agora que você já conhece as vantagens de integrar o WhatsApp a sua estratégia de automação e algumas dicas de como colocá-lo em prática, é só aproveitar os benefícios deste recurso para o seu negócio. Utilizado de maneira estratégica e profissional, este importante aliado pode aproximar você do seu público, ajudando a aumentar as vendas e reter seus clientes por meio de um bom relacionamento!