Como inserir o Whatsapp na sua Landing Page

Como inserir o Whatsapp na sua Landing Page

Nesse artigo você vai aprender as vantagens que o uso do WhatsApp pode trazer para o seu negócio

No topo da lista dos apps mais baixados no Brasil, o WhatsApp evoluiu de uma rede social para uma importante ferramenta de negócios. O lançamento do WhatsApp Business, funcionalidade que é um tipo de extensão do aplicativo para contas corporativas, só reforça a presença cada vez maior dele no mercado.

Mas como aproveitar as vantagens deste canal para aumentar seus resultados? Uma ótima estratégia é usar o app para oferecer uma opção imediata de contato entre os leads e a sua empresa. Para ajudar sua empresa a realizar mais vendas pelo WhatsApp, selecionamos 5 dicas que podem potencializar seus resultados.

5 vantagens do WhatsApp para marketing e vendas

De acordo com uma pesquisa da plataforma de educação Digital Defynd, as mensagens de WhatsApp tem uma taxa de abertura de 70%. O recurso ainda combina outros benefícios, que podem torná-lo um aliado no relacionamento e na retenção do seu cliente. Se você tem interesse em aproveitar este novo canal de engajamento, veja as cinco principais vantagens para fazer marketing e vendas pelo WhatsApp:

1. Grande público conectado

O app tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, 100 milhões só no Brasil. O que deixa claro que o WhatsApp é um ótimo canal para aproximar sua empresa dos leads e clientes. A facilidade de uso e compatibilidade com praticamente todos os smartphones aumenta ainda mais o alcance do aplicativo em diferentes idades, gêneros e localizações.

2. Comunicação rápida

Diminuir o tempo de resposta pode ser decisivo na hora de fechar um negócio. Responder os usuários com agilidade e oferecer diferentes caminhos para atender às solicitações é um diferencial competitivo. Ainda mais com o recurso WhatsApp Web, que possibilita usar o aplicativo em um computador apenas com o smartphone conectado à uma rede de dados.

3. Aproximação do público

A comunicação via WhatsApp é mais pessoal do que quando feita por e-mail ou outros canais. Isso facilita a construção de relacionamento com o público, gera confiança e proporciona atendimentos diferenciados. O WhatsApp auxilia na Gestão de Relacionamento do Cliente, aproveitando todo o potencial do app para acrescentar informações sobre ofertas e produtos, tirar dúvidas, mostrar-se disponível e criar empatia.

4. Permite atendimentos múltiplos e de qualquer lugar

Diferente de uma chamada por vídeo ou atendimento telefônico, o aplicativo permite conversar com várias pessoas paralelamente, aumentando a agilidade do atendimento. O recurso ainda permite a troca de mensagens mesmo em situações de acesso limitado à Internet, além de facilitar a comunicação com outras cidades e estados gratuitamente. Esta rapidez da comunicação ajuda em diversos aspectos, como vender pelo WhatsApp e manter contato direto com quem já é cliente.

5. É uma ferramenta multimídia

O app permite o envio de textos, imagens, vídeos e áudios, diversificando as possibilidade de atendimento. Seja para esclarecer dúvidas ou oferecer opções de produtos, as empresas podem aproveitar o recurso para informar leads e clientes de forma criativa – isso sem falar da possibilidade de fazer vendas pelo Whatsapp!

Coloque em prática

A partir de recursos simples como uma landing page, é possível redirecionar o contato para uma página de agradecimento e nela oferecer a opção de contato com um representante da empresa por WhatsApp. Lembre-se, as Landing pages do Sellead são criadas dentro das Experiências.

A dica é do Customer Success do Sellead, Brenno Alonso. Ele explica que o contato via WhatsApp permite falar com o lead em um momento em que ele está aberto para conversar sobre a sua solução, aumentando as chances de conversão para uma oportunidade de venda.

No caso do Sellead, ao editar o design da landing page basta acrescentar um URL que redirecione para uma página de agradecimento onde ficará a API do WhatsApp.

É importante inserir um Call to Action intuitivo, como uma imagem do ícone de WhatsApp, para transformá-la em um link em seu editor drag-and-drop. Ao clicar no link, o usuário receberá a opção de enviar uma mensagem pré definida via WhatsApp ao número do consultor. Na plataforma, é só clicar em “iniciar a conversa” para começar.

Como construir a API do WhatsApp

API do WhatsApp é baseada em uma URL, onde os parâmetros de mensagem e telefone são adicionados ao próprio endereço:

https://api.whatsapp.com/send?phone=551633159950&text=Hi,%20would%20you%20like%20to%20know%20more%20about%20Sellead?

A construção dela é simples. Essa URL tem por padrão o início https://api.whatsapp.com/send?phone=. Depois desse código pré definido, deve ser inserido o número da empresa precedido de 55 (código de discagem do Brasil) e o DDD (código de área do telefone), além da mensagem que será enviada automaticamente para o número da sua empresa.

Saiba também que no texto da mensagem os espaços da frase são substituídos pelo código %20, e caracteres com acentos também são substituídos. Portanto, teste sua mensagem para verificar se os caracteres estão sendo enviados corretamente.

Pronto! Veja como ficou o nosso exemplo:

Depois de criar seu botão Clique para Conversar no WhatsApp, você pode adicioná-lo à sua página de agradecimento. É só uma ideia, mas você pode oferecer esta opção de contato em outras páginas do seu site – inclusive CTAs em conteúdos fundo-de-funil.

Agora que você já conhece as vantagens de integrar o WhatsApp a sua estratégia de automação e algumas dicas de como colocá-lo em prática, é só aproveitar os benefícios deste recurso para o seu negócio. Utilizado de maneira estratégica e profissional, este importante aliado pode aproximar você do seu público, ajudando a aumentar as vendas e reter seus clientes por meio de um bom relacionamento!