Como segmentar sua lista de LEADS e enviar campanhas que convertem em VENDAS.

Como segmentar sua lista de LEADS e enviar campanhas que convertem em VENDAS

Se a maioria do marketing da sua agência de intercâmbio é digital ou impressa, a segmentação da sua lista de leads desempenha um papel crítico na conversão das campanhas enviadas. Segmentação envolve a subdivisão de seus leads em grupos menores. Se você é novo na segmentação, ou se você está procurando aprimorar seu uso desta técnica, essas cinco perguntas e suas respostas podem servir como um roteiro para proporcionar melhores experiências para seus contatos.

 

Por que a segmentação de clientes e leads é importante?

Cada pessoa é diferente, mas é muito improvável que você anuncie individualmente. Embora a tecnologia esteja começando a oferecer formas de segmentar o indivíduo, uma estratégia mais efetiva é segmentar seus clientes e levar uma mensagem a um grupo menor de pessoas com características similares. Isso permite que você transmita uma mensagem com maior precisão àqueles indivíduos que compartilham comportamentos, localização geográfica, estilos de vida, desejos e etc. A segmentação pode fornecer economias, permitindo que você aplique melhor seus recursos de marketing. Lembrando que no Sellead o envio de campanhas não tem custo adicional.

 

Compreender o público-alvo é muito importante ao segmentar leads. Considere esse cenário: você deseja vender um curso de Inglês na IRLANDA com 6 meses de duração, com todos os itens obrigatórios inclusos por um valor diferenciado de outras agências de intercâmbio. Você provavelmente deseja comercializar o seu produto para pessoas interessadas em estudar no exterior, com renda per capita XYZ, localizados no Brasil, com intenção de compra nos próximos 5 dias, e não pessoas interessadas em fazer o High School nos EUA em 2019.

 

Se você fosse aprofundar, você poderia segmentar seus clientes atuais e potenciais em diferentes categorias. Um esforço de segmentação de alto nível que pode vir à mente envolve o espectro de necessidade, leads que perderam o emprego recentemente e precisam de qualificação em um curto espaço de tempo e em outra extremidade pessoas que estão procurando uma qualidade de vida no exterior e desejam apenas sair do Brasil. Existem muitas outras categorias dentro desse espectro que também podem ser definidas. Depois de identificar as categorias específicas que são fundamentais para sua estratégia, você pode identificar as atividades de marketing e retenção que mais convertem para cada segmento. Analisar cada segmento também irá ajudá-lo a decidir onde focar mais suas atenções. Uma estrutura para analisar segmentos é conhecida como RFM: recency, frequency, e monetary. Quão recente foi o último compromisso ou compra do segmento com você? Com que frequência o segmento compra ou se envolve com você? Qual é a compra média em reais? Ao segmentar seus clientes, você poderá identificar as oportunidades onde você deve investir o maior esforço e recursos em futuras iniciativas de marketing e retenção de clientes. Nivea é outro exemplo. A empresa utilizou a segmentação de clientes para entender melhor como grupos diferentes (mulheres adultas, homens adultos e crianças através de compras dos pais) pensavam e usavam protetor solar. Um novo produto que resultou de seus esforços de segmentação foi uma loção spray-on que foi mais fácil de aplicar.

 

Como devo segmentar meus clientes e leads?

Conforme mencionado anteriormente, o comportamento, a localização geográfica e o estilo de vida são formas de segmentar as pessoas. Esta não é uma lista exaustiva, e as categorias não são mutuamente exclusivas. Para identificar seus segmentos ideais, comece por coletar dados. Os seus dados podem incluir uma análise do tráfego da loja ou do site, bem como perfis de clientes, pesquisas de clientes e histórico de compras.

 

Quais padrões existem?

Você pode descobrir segmentos que você esperava, ou aqueles que você não fez. Talvez muitos de seus clientes mais ativos vivam em áreas metropolitanas ou próximas a elas. Talvez suas ligações femininas possam ser divididas em duas faixas etárias. Em seguida, identifique os comportamentos e crenças, mentalidades e preferências de cada segmento. Depois de decidir quais segmentos valem a pena prosseguir, você pode determinar os canais e mensagens relevantes para alcançá-los.

 

Como posso aproveitar a tecnologia para oferecer alguma personalização?

As chances são da sua empresa ter um site. Se você gostaria de criar personalização em suas campanhas, considere a tecnologia para personalizar as informações que você exibe em seu marketing e em suas páginas da web. Um exemplo simples de segmentar o tráfego do site é produzindo propagandas diferentes que atingem certos segmentos, e que levam esses clientes ou conduzem a uma página especificamente para esse público. Você pode exibir um anúncio no Facebook e direcionar esses usuários para a página de destino nº 1. No LinkedIn, você pode executar um estilo diferente de propaganda e direcionar esses usuários para a página de destino nº 2.

 

A segmentação de clientes e leads baseada em dados é o primeiro passo para oferecer aos seus clientes atuais e futuros uma experiência aprimorada. Embora possa não ser possível moldar mensagens de marketing em um nível totalmente individual, personalizar anúncios, e-mails, boletins e outros para grupos mais pequenos e segmentados nos aproximam desse ideal. Veja aqui como criar a sua primeira campanha no Sellead.