As qualificações de um profissional que trabalha como consultor de intercâmbio

As qualificações de um profissional que trabalha como consultor de intercâmbio

Continuando nossa série de posts sobre o mercado de educação internacional, o post de hoje traz informações sobre a qualificação de um profissional que trabalha como consultor de intercâmbio.

A profissão de consultor de intercâmbio é muito similar ao de um agente de viagens que trabalha em agência de viagens, só que o foco dele é vender os programas de intercâmbio para quem quer estudar ou trabalhar fora do país nas agências de intercâmbio.

Existem muitas agências de intercâmbio no Brasil que precisam de profissionais qualificados para vender seus programas de intercâmbio. Os programas de intercâmbio geralmente são montados de acordo com parcerias com escolas e universidades fora do país ou com empresas de recrutamento de fora do país.

Como muitos programas de intercâmbio são para alunos e estudantes, é comum para o consultor de intercâmbio ter de atender principalmente pais de estudantes para dar as explicações de como funcionam os programas.

É importante para o profissional que atua com a venda de intercâmbio passar credibilidade das instituições de ensino lá fora, demonstrar como a agência de intercâmbio aqui do Brasil presta o apoio e assessoria para o intercambista que está em outro país, além de passar conhecimento sobre regras específicas para o visto em determinados países. Se ele não passar credibilidade, dificilmente conseguirá vender um programa de intercâmbio.

O bacana de trabalhar com essa profissão é que ele está muitas vezes realizando o sonho de várias pessoas que sonham em estudar e trabalhar e morar fora do país, assim como está o tempo todo falando de viagens pelo mundo e da cultura de vários países diferentes.

 

A primeira certificação que selecionamos é o EATC, oferecido pela PIER.

 

PIER é uma plataforma digital para o setor de educação internacional.

É reconhecida como a maior plataforma de treinamento de agentes da Austrália, dando suporte às principais universidades, faculdades e TAFEs da Austrália, ao organizar um banco de dados composto por agentes qualificados.

Como forma de garantir essa qualificação, a PIER oferece o Curso de Formação de Agentes de Educação (Education Agent Training Course – EATC), um curso on-line reconhecido pelo governo sobre o sistema educacional australiano. Este curso foi desenvolvido com a ajuda da Australian Education International (AEI) e do Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras (DIBP).

O EATC é uma excelente ferramenta de treinamento e recursos para indivíduos que desejam estar cientes das mudanças e desenvolvimentos na indústria educacional da Austrália, e que desejam demonstrar seu profissionalismo através da certificação.

Após concluí-lo você deverá fazer um Exame de Certificação, caso passe, você se torna um(a) Agente Conselheiro(a) de Educação Qualificada (Qualified Education Agent Counsellors – QEAC) e passa a participar de uma rede global de mais de 10.000 profissionais de educação.

Este exame tem um custo de AUD$400,00, encargos adicionais serão de sua responsabilidade, a PIER não se responsabiliza por estes valores. Além disso, você deverá concordar com os seguintes termos e condições.

Para saber mais do curso e dos benefícios de obter sua aprovação, clique aqui.

Caso queira informações detalhadas sobre os procedimentos deste exame, clique aqui para ter acesso ao site oficial do QEAC.

 

A segunda qualificação e a Aussie Specialist Program

 

O programa Aussie Specialist foi criado e é administrado pela Tourism Australia juntamente com organizações turísticas dos estados e territórios nacionais.

Este curso on-line foi projetado para apresentar as habilidades e os conhecimentos necessários para vender a Austrália, com seus destinos exóticos e diferentes para seus clientes.

Após concluir com sucesso cinco módulos de treinamento para se tornar um Especialista em Austrália qualificado – isso não só lhe dará confiança para vender a Austrália, mas também segurança a seus clientes para fazer as reservas com você.  

Atualmente, esse programa possui 30 mil agentes cadastrados em mais de 50 países.

Uma vez registrado, você terá acesso à uma biblioteca de módulos interativos que permitem que você aprenda sobre a Austrália em seu próprio ritmo. Para se qualificar como um Especialista em Austrália, apenas conclua cinco módulos.

Quando concluir o treinamento inicial, você poderá usufruir de benefícios oferecidos pelo Clube dos Especialistas em Austrália, incluindo ofertas ao setor de produtos australianos para sua viagem pessoal à Austrália, direito de uso do logotipo de Especialista em Austrália e mais. Clique para conhecer.

Se tiver dúvidas a respeito do programa, eles disponibilizam um FAQ, que pode ser acessado clicando aqui.

 

A terceira é a Canada Specialist Program

 

O Canada Specialist Program é uma ferramenta educacional destinada a promover viagens e turismo para o Canadá.

A Comissão Canadense de Turismo, conhecida como Destination Canadá, criou esse programa para auxiliar agentes interessado em aprender sobre viagens no Canadá.

Além disso, após a aprovação, você obterá um credenciamento de vendas exclusivo, terá acesso a ferramentas de vendas sob medida e tarifas de viagem reduzidas, e seus detalhes de contato serão publicados em no site nacional de consumidores.

O programa é separado em 8 módulos, uma introdução e mais 7 módulos segmentados de acordo com diferentes regiões e experiências no Canadá:

  • British Columbia and Alberta
  • Manitoba and Saskatchewan
  • Ontario and Quebec
  • Atlantic Canada
  • Canada’s North
  • Aboriginal Experiences
  • Winter Experiences

Cada módulo tem links para as experiências que você está estudando. Esses links e o acesso aos itinerários são ativados quando você conclui o programa com sucesso. Depois de passar, você tem links para operadoras, itinerários e materiais ao alcance dos dedos.

Você precisa de uma pontuação de 80 por cento para passar. Isso é 80 por cento para cada teste de módulo. Depois de enviar suas respostas, o sistema tabulará sua pontuação.

Você pode verificar qualquer resposta incorreta retornando ao módulo.
Se você não recebeu 80%, mostraremos as respostas incorretas e você poderá refazer o teste. Simples.

Quando você completar todos os oito módulos com sucesso, você terá obtido seu certificado e Certificado de Especialista em Canadá da Comissão Canadense de Turismo. Você também terá acesso on-line para imprimir sinalizações para sua agência, além de logotipos para seus cartões de visita.

Além disso, haverá links fornecedores com sede no Canadá para você acessar informações sobre o produto e também terá acesso aos links para os principais fornecedores de todas as experiências listadas nos módulos do programa.

Para saber mais sobre o Canada Specialist Program, você pode acessar o site oficial clicando neste link, se tiver dúvidas específicas, clique aqui para acessar o FAQ do CSP.

 

A quarta é a Ireland Specialist

 

A certificação de Ireland Specialist é oferecida no site do Tourism Ireland’s Travel Trade, um portal do governo com informações atualizadas da ilha da Irlanda, como as últimas notícias e eventos, detalhes de contato do mercado local e da indústria, sugestões de passeios e uma variedade de mapas, imagens e folhetos disponíveis para download. Se você precisar de idéias novas e informações práticas para promover a Irlanda como destino de férias, você as encontrará aqui.

Esse portal promove o programa Ireland Specialists, que é um treinamento on-line interativo projetado para ensinar o setor de turismo internacional sobre a ilha da Irlanda como um destino de férias ou intercâmbio.

Neste treinamento você aprende sobre condições climáticas do país, lugares para visitar (desde paisagens e propriedades rurais a castelos e grandes cidades), coisas para fazer, lugares para ficar, eventos culturais e tem à disposição uma programação de eventos e novidades para o ano inteiro, para você fazer o melhor planejamento da viagem de seu estudante.

Os benefícios desta certificação incluem:

  1. A possibilidade de se promover como especialista sobre a Irlanda
    2. Revistas digitais (E-zines) para que você se atualize sobre as últimas notícias do turismo na Irlanda
    3. Webinars com atualizações de produtos da ilha da Irlanda
    4. Uma qualificação turística reconhecida, recebendo um Certificado de Especialista na Irlanda.
    5. Oportunidade de participar de uma viagem de familiarização com a Tourism Ireland

Você pode ser registrar neste link.