A sua maior dor são os valores das escolas atualizados ou processos?

A sua maior dor são os valores das escolas atualizados ou processos?

Você sabia que a grande maioria das agências de intercâmbio e viagem fecham por falta de processos? Segundo a Boa Vista SCPC, os pedidos de falência no Brasil registraram alta de 16,1% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2017.

 

Para o empreendedor não é fácil escutar isso. Porém, para ser bem-sucedido, melhor encarar a realidade, mudar e seguir em frente.

 

Administrar uma agência de intercâmbio com um portfólio de 20 mil cursos não é nada fácil. As Escolas Internacionais usam a precificação para gerar demanda. Se precisam de mais brasileiros em uma sala de aula em Outubro de 2018, por exemplo, passam a oferecer descontos especiais e bônus aos agentes com antecedência, para que os agentes promovam aquela vaga. Isso causa um enorme problema de gestão para todas as partes. Para a escola, pois tem que comunicar os agentes que trabalham em uma determinada região sobre a sua nova oferta, e para as agências, que tem que ajustar toda a base de dados e criar campanhas para promover a escola parceria. O timing aqui é a grande questão. De um dia para o outro essa promoção pode acabar e o estudante que não decidiu em tempo pode ser muito prejudicado.

 

As Escolas Internacionais ainda são muito tradicionalistas e não acreditam que uma tecnologia integrada poderia mudar radicalmente esse panorama, trazendo mais eficiência e consequentemente mais alunos em suas salas de aula, infelizmente. Essa ainda é uma realidade.

 

A boa notícia é que hoje existem sistemas integrados e colaborativos que mantem esse portfólio de cursos e promoções sempre atualizados. É claro que assim como o Waze, essas plataformas precisam da colaboração dos usuários. Porém, esses mesmos usuários ainda têm que se preocupar com outras questões. Ai entra o grande vilão de todas as empresas, os processos!

 

A divisão de processos mais frequententemente exercida pelas empresas é formada por três tipos: processos primários, processos de suporte e processos gerenciais.

 

Entenda cada um desses grupos de processos:

 

  • Processos Primários

 

Também conhecidos como “processos finalísticos”, são os processos essenciais, ou seja, representam as atividades que precisam ser desempenhadas para o alcance da missão e dos objetivos da empresa.

Esses processos possuem relação direta com o cliente, ou seja, são processos mais palpáveis para o consumidor.

Alguns processos primários são a criação de produtos, a venda e o pós-venda.

 

  • Processos de Suporte

 

São aqueles que oferecem suporte para os processos primários, ou seja, os processos que dão base para a execução dos processos primários.

Os processos de suporte agregam valor ao produto final, mas são caracterizados como procedimentos internos.

São exemplos de processos de suporte os setores de recursos humanos e tecnologia da informação.

 

  • Processos Gerenciais

 

São os processos estabelecidos com o objetivo de coordenar e controlar todas as atividades da empresa. São de extrema utilidade, uma vez que são responsáveis por garantir que os processos primários e os processo de suporte sejam bem executados.

 

São os processos gerenciais que permitem traçar planos para a continuidade das operações. Esses processos não agregam valor direto ao clientes, mas estão presentes, antes, durante e depois do processo.

 

Um exemplo de processo gerencial é a própria atividade de gestão empresarial e os setores de administração, responsáveis pela coordenação geral do negócio.

 

Agora fica mais fácil entender que a gestão de processos gerenciais é de máxima importância, certo? Produto, pessoas e processos: as três máximas das organizações.

 

Os processos para matricular um estudante em uma escola no exterior são significativos e podem matar um negócio se não forem muito bem planejados, afinal de contas, o estudante vai embarcar na data X, entrar na acomodação na data Y, começar o curso na data Z e pode ser que ainda tenha comprado um seguro saúde, traslado e ingressos para um show assim que chegar. Já pensou se tudo isso não for muito bem ajustado, ou melhor, processado pelo agente educacional? Pois é, essa é a dura realidade dos nossos empreendedores do setor, mas aqueles que conseguiram ajustar tudo isso estão faturando milhões por ano!

 

Saiba que o Sellead pode ajudar, e muito! Tanto nos processos quanto na organização do portfólio de cursos. Claro que aqui precisamos da ajuda de todos, pois o lema é: colaboração! Juntos somos mais fortes.

 

cta-sellead